11 de fevereiro de 2013

Clareza, um pequeno nano de recife

De há uns anos a esta parte tenho vindo a interessar-me gradualmente mais pelos aquários salgados, particularmente os de recife e especialmente os nanos e picos. Mantive um pico reef durante alguns meses e achei a experiência muito interessante. Agora o desafio é aumentar um pouco o volume mas mantendo uma dimensão nano.

Aquário: 45*25*25 cm (Cube Garden GAD em vidro extra claro) ~ 28 litros
Filtragem: Filtro cascata com filtragem biológica e química
Iluminação: Calha PLL 27W (CW+B)
Circulação: Vortech MP10w ES
Rocha Viva: Fiji 4 kg
Substrato: Areia de coral moído
Reposição de água evaporada: A adquirir
Suplementação: A definir

O objectivo deste sistema é a manutenção maioritariamente de corais moles e invertebrados. Um ou dois micro-peixes também poderão entrar, mas só depois da boa estabilização do aquário.

Irei iniciar o sistema à maneira americana, usando um filtro de cascata adaptado para conter filtração química (Purigen e outras resinas / carvão activado) e biológica (macro-algas). Já foi esta a configuração que usei no pico reef e os valores de nitratos e fosfatos estiveram sempre controlados, pelo que acredito que nos primeiros 6 a 12 meses irá correr tudo bem com esta configuração. No entanto, tenho algum receio que a médio prazo não seja o suficiente para assegurar a manutenção da melhor qualidade de água, pelo que uma pequena sump não está fora dos planos a médio prazo.

Comecei maioritariamente com a rocha morta que já tenho, mas adicionando alguma viva de MUITO boa qualidade. Sei as desvantagens de começar assim, mas também vejo algumas vantagens como o mais fácil controlo de intrusos contidos na rocha viva e a maior facilidade em realizar um bom aquascaping a seco. 

Retirei inspiração e informação para este sistema de maioritariamente 3 fontes, um livro (Nano Reef Handbook), uma revista (Aquajournal dedicado a Iwagumi) e um forum (Nano-Reef.com). 


Introduzi a rocha viva e morta no aquário a 25 de Janeiro, mantendo apenas a Vortech e o termostato a funcionar. O aquascaping foi apenas feito no dia 31 de Janeiro e tenho-o mantido a ciclar até agora. 


O layout inicial ficou interessante, mas penso que a médio prazo ainda sofrerá algumas mudanças. Fica uma sequência de fotos da montagem: 






Mais novidades na próxima semana, quando irei efectuar os primeiros testes ao aquário e se assim o indicarem, levaram à introdução dos primeiros vivos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário