Aquapaisagismo

aquascaping ou aquapaisagismo corresponde à aplicação de conceitos de estética e arte a um aquário, sendo utilizado especialmente entre os possuidores de aquários plantados.
Esta forma de expressão artística surgiu com a evolução tecnológica paralelamente na Europa e Ásia em meados do século XX segundo duas escolas muito diferentes na aplicação da arte.
Na Europa, especialmente na Holanda e Alemanha, entre os aquários plantados predominavam jardins subaquáticos, domados pela mão do aquarista como se tratasse de um canteiro de flores, estando as plantas dispostas em grupos organizados pelo aquário em função da cor, velocidade de crescimento e tamanho de folha, predominando as plantas de caule com crescimento rápido. Devido à sua origem e pelo facto de esse país ser conhecido pelos belos jardins, este estilo acabou por ser designado como aquário holandês.
Aquário Holandês - Pedro Nuno
Figura 1 - Aquário Holandês da autoria de Pedro Nuno, vencedor do prémio do público do Nature Challenge 2006.
Na Ásia, particularmente no Japão surgia um estilo oposto, baseado na observação da natureza e transposição da imagem de natureza do seu autor para o interior do aquário. Designado de um modo generalista por aquário natural ou simplesmente "nature" esta corrente englobava vários estilos em função do tipo de materiais ou plantas utilizado. Alguns exemplos destes estilos são o Iwagumi e o Ryoboku, ambos amplamente divulgados pela mão de um dos principais impulsionadores do estilo nature, o fotógrafo e aquascaper Takashi Amano. Em contraste com o estilo holandês no estilo nature predominavam plantas de crescimento lento como as de tapete, musgos e fetos.
Iwagumi Takashi Amano
Figura 2 - Aquário estilo nature, da autoria de Takashi Amano, que pôde ser observado na Nature Aquarium Gallery em Niiahata durante o ano de 2004.
As diferenças entre estas duas correntes originais ainda hoje são notórias, mas gradualmente temos vindo a caminhar para uma mistura delas com o surgimento de novos estilos que combinam características de ambas as vertentes.
Muito mais recentemente, a partir do final do século XX despontou uma nova corrente, de origem especialmente ocidental mas também difundida pelo oriente, baseada na observação e representação de paisagens terrestres submersas no aquário e que tem um óptimo exemplo no português Filipe Oliveira (FAAO) com o seu "Syrah". Nessa montagem pode-se observar uma excelente representação de uma paisagem da planície alentejana onde incluía um sobreiro criado a partir de um tronco e um riacho feito de areia branca. Sem apresentar uma designação assumida, é em muitos lugares designado simplesmente por aquário paisagista.
Syrah FAAO
Figura 3 – Syrah de Filipe Oliveira, vencedor do AGA contest 2007 e 10º classificado do IAPLC 2007, óptimo exemplo de aquário paisagista.
Hoje em dia o aquapaisagismo está bem disseminado em praticamente todos os países desenvolvidos onde o acesso ao equipamento necessário é cada vez mais fácil e tendo na internet um dos principais motores de desenvolvimento com o surgimento de dezenas de fóruns e sites internacionais e nacionais dedicados ao tema nos anos mais recentes.
Outro dos veículos de desenvolvimento são os concursos de aquapaisagismo, dos quais o mais importante é o Internacional Aquatic Plant Layout Contest (IAPLC) organizado anualmente pela Aqua Design Amano (ADA) e que conta com cerca de 1000 participantes anuais. Portugal contou entre 2006 e 2007 com o Naturchallenge, um concurso organizado por uma loja de referência no panorama da aquariofilia mas o reduzido número de participantes levou à suspensão da edição de 2008 e infelizmente não parece ser provável o seu regresso, especialmente depois do encerramento da empresa promotora.
Assim o aquasacaping apresenta-se como uma vertente da aquariofilia que explora o lado mais criativo dos seus intervenientes, apresentando grande desenvolvimento nos últimos anos. Espera-se ainda uma maior propagação desta vertente do hobby no nosso país onde ainda não existem muitos praticantes assíduos, tendo existindo durante cerca de 3 anos, uma comunidade restrita dedicada apenas a este tema (www.aquascapingforum.net), mas entretanto descontinuada.

Sem comentários:

Enviar um comentário