26 de dezembro de 2011

O shallow reef - um exemplo da utilização do ADA 60-F

Os paludários e rivários são dois tipos de aquários de água doce, onde a interacção entre a porção aquática e não aquática é evidente. Esta interacção entre dois meios é conseguida pela utilização de aquários especialmente desenhados para este efeito ou pela utilização de aquários com características particulares: altos e estreitos para rivários e relativamente baixos e largos para paludários.
Em água salgada, os exemplos desta interacção entre meios são menos comuns, sendo remetidos especialmente para sistemas de água salobra. No entanto, alguns projectos interessantes têm vindo a surgir nos últimos 5 anos, especialmente no continente americano, e que se baseiam na utilização de aquários muito baixos e largos, favorecendo a observação superior dos mesmos e verificando-se porções de recife a despontar por fora de água. 
O aquário por excelência a ser utilizado nestes sistemas é o ADA 60-F.

ADA 60-F do membro Schereiba do Nano-Reef forum. 
Apesar de se verificarem pontos comuns no setup deste aquário, múltiplas opções podem ser utilizadas. Desde logo, sendo aquários baixos, a iluminação fica facilitada, bastando algumas dezenas de watts para manter qualquer coral mole e com recurso a LEDs ou a uma HQI colocada a boa distância do aquário é possível manter grande diversidade de LPS e SPS. A minha preferência no entanto, vai para as lâmpadas de LED do tipo PAR30 suspensas sobre o aquário. 

Exemplo da iluminação de um ADA 60-F por um par de lâmpadas LED PAR30.
Possuindo apenas 30 litros brutos de volume, o que corresponde a 15-20 litros úteis após a adição de rocha e areia, o uso de sump ou de um filtro externo de grande volume é quase imperativo. Um dos problemas dos aquários ADA, é a dificuldade em serem feitos furos. Se não é especialista em vidro, nem sequer tente. Se é especialista, tenha muito cuidado! No entanto, é possível ser furado, e o efeito estético é muito interessante. 

ADA 60-F já furado e restante equipamento. 
A outra opção são os overflow. Não ficando um acabamento tão perfeito, tem sempre a vantagem de se poder desistir da sump mais tarde. 

60-F com overflow DIY e inflow ADA. 
O outro equipamento que não pode faltar para completar um ADA 60-F é a Vortech MP10. Sendo uma bomba pequena, com regulação de caudal e esteticamente perfeita, combina na perfeição com a clareza do vidro ADA. 

Uso da Vortech MP10 num ADA 60-F. 
Fica a sugestão e o desafio aos leitores para construir uma destas preciosidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário